Entrevista: Vinícius Werneck, presidente do CA de Comunicação

Vinícius Werneck, 21 anos, é presidente do Centro Acadêmico de Comunicação Social do UniCEUB (CACOS). Mesmo com a falta de tempo típica dos formandos – para esta entrevista, foi necessário fazer plantão em frente à sala onde ele apresentava sua monografia -, o estudante não hesitou em comentar os pontos positivos e negativos do curso e esclarecer as principais dúvidas dos colegas calouros.
Vinícius ressalta aos estudantes a importância de participar ativamente, seja usufruindo das palestras e eventos que a Instituição oferece, engajando-se nos movimentos estudantis ou conhecendo os direitos e deveres dos discentes.

Você está se formando este semestre. Como avalia o curso?

Vinícius: Achei o curso ótimo. A grande maioria dos professores são preparados e a Instituição está sempre disposta a ajudar, mas senti muita falta de disciplinas voltadas para a área de exatas, o que é muito importante para o Marketing de forma geral.
Como me formei pelo currículo antigo, terminarei meu curso com a velha reclamação dos alunos do Marketing: o turno Vespertino é péssimo para conseguir estágios e outros trabalhos, mas este problema, felizmente, já foi solucionado para vocês, novos alunos.

Quais os pontos positivos e negativos do curso de Comunicação?

Vinícius: O curso de Comunicação Social do UniCEUB, na minha opinião, é um dos melhores de Brasília. Acho que o curso possui, somente, dois pontos fracos: possui alguns professores com ótimo histórico profissional, mas despreparados para lecionar, e a Direção Superior não dá prioridade à inovação constante dos laboratórios, apesar dos pedidos dos alunos, da Coordenação do curso e da Direção da FATECS.
Por outro lado, possui pontos fortes como: a maioria dos professores são Mestres e Doutores (cerca de 60%) e são constantemente elogiados pelos alunos; sempre oferece ótimas oportunidades de estágios, workshops, cursos e palestras; possui uma Coordenação dedicada que faz o possível para ajudar qualquer projeto dos alunos.

Como funciona o Centro Acadêmico? Como vocês auxiliam os alunos?

Vinícius:
CA significa Centro Acadêmico e DA significa Diretório Acadêmico. Assim como o DCE representa todos os alunos da instituição, o CA (ou DA) representa todos os alunos, mas de um respectivo curso. No nosso caso os alunos da Comunicação Social do UniCEUB.
A diferença entre CA e DA é que um Centro Acadêmico representa apenas uma habilitação, enquanto um Diretório Acadêmico representa mais de uma. No nosso caso, representamos Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Comunicação e Marketing, por isso o CACOS, hoje, é considerado um DA.
O CACOS funciona como a maioria dos CAs e DAs. Existe uma eleição (a nossa ocorreu em Maio deste ano) que elege uma diretoria com uma média de oito pessoas. Essas pessoas representam os alunos de Comunicação Social perante a Instituição.
Tentamos constantemente nos antecipar ao pedido de ajuda dos alunos. Colocamos em prática várias ações para que os alunos tenham mais facilidade na hora de entrar em contato conosco e priorizamos o desenvolvimento de atividades que consideramos as mais importantes para os nossos colegas de curso.
A nossa gestão apóia a todo e qualquer evento que seja organizado por alunos de Comunicação Social do UniCEUB, independente da ideologia dos membros da Diretoria.
Fomos eleitos para dirigir um CA com tradição, mas que estava parado e abandonado há cerca de 4 anos pela Diretoria anterior. Tivemos muito trabalho para colocá-lo novamente de pé e ainda batalhamos muito para adquirir o respeito do nosso Centro Acadêmico de volta. Felizmente este respeito já está vindo aos poucos! O respeito vem não só de todos os CAs de Comunicação Social de Brasília, como pela UNE (União Nacional dos Estudantes) que nos procurou recentemente e elogiou muito nosso trabalho.

Como é a interação entre o CA e a coordenação do curso?

Vinícius:
O CACOS fica muito feliz em responder essa pergunta positivamente. A relação entre a Coordenação de Comunicação Social (incluindo a Direção da FATECS) e o CACOS é muito boa! O que rende inúmeros frutos positivos para a Coordenação, para o CACOS, e, principalmente, para os alunos do curso.
Infelizmente não podemos dizer o mesmo da Direção Superior, com destaque para o Secretário Geral da Instituição, que jamais tratou um membro do CACOS (da atual gestão) com o mínimo de educação.

Que sugestão você dá para os calouros?


Vinícius: Aproveitem a oportunidade de cursarem o ensino superior! Nós estamos entre uma parcela muito pequena da sociedade brasileira que possui esta oportunidade! Dêem preferência aos estudos na hora reservada para tal e abusem de palestras e estágios. Adquirir experiência nunca é ruim.
A última sugestão é que não deixem o CACOS morrer jamais! Ter uma representação forte dentro da Instituição é muito importante, pois só desta forma podemos fazer valer nossos direitos como alunos. Estamos trabalhando muito para revitalizar o CACOS e, desta forma, deixá-lo pronto para que vocês assumam esta responsabilidade no futuro e continuem escrevendo a história do movimento estudantil e do CA de Comunicação Social do UniCEUB.







Para entrar em contato com o CACOS:


· E-mail: cacosceub@gmail.com ou cacos@uniceub.br
· Telefone: (61) 8115-9215
· Orkut: Perfil e Comunidade
· Site:
www.freewebs.com/cacosceub

Nenhum comentário: